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A recepção de Cícero no Portugal quinhentista: um estudo histórico-literário
Processo: | 11/21394-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Data de Início da vigência: | 12 de fevereiro de 2012 |
Data de Término da vigência: | 01 de março de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - Ética |
Pesquisador responsável: | Vania Dutra de Azeredo |
Beneficiário: | Vania Dutra de Azeredo |
Pesquisador Anfitrião: | Marc Dominique Laurent Crépon |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | École Normale Supérieure, Paris (ENS), França |
Assunto(s): | Pensamento |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | acontecimento | Conhecimento | Ética | Filosofia | pensamento | valores | Ética e Conhecimento |
Resumo Tem-se, de um lado, uma tradição de pensamento expressa nas formulações de diversos filósofos, desde a Grécia Antiga até o fim da modernidade. De outro, o que se denomina um rompimento com a tradição, evidenciado pelas mudanças de formulações teóricas características da contemporaneidade. Contudo, não é necessário que o marco referencial do rompimento seja identificado com as próprias transformações de pensamentos. Pode-se partir do pressuposto de que o rompimento com a tradição tem sua origem em acontecimentos o que, por sua vez, permite um estudo da ética vinculando suas transformações substanciais de formulações com as demais modificações nos domínios de compreensão do homem; uma vez que as divergências explicitadas por algumas formulações teóricas manifestam ainda a vigência de um aparato conceitual da tradição. A partir dessa ideia proceder-se-á a um estudo das condições existentes para as formulações éticas, especialmente as da contemporaneidade, como a impossibilidade de manutenção de uma formulação infinitista; juntamente com isso, a constatação de ser-se lançado no problema da finitude com relação à compreensão do homem e de seu agir a partir de uma analogia com Hannah Arendt sobre a questão política. Essa analogia não versará propriamente sobre a política, mas sobre a configuração do rompimento com a tradição. (AU) | |
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