Busca avançada
Ano de início
Entree

Refugiados na cidade de São Paulo: um estudo de caso a partir da Cáritas Arquidiocesana

Processo: 11/04058-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Gabriel de Santis Feltran
Beneficiário:Vanessa Parreira Perin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):População   Refugiados   Ajuda humanitária   Desenvolvimento social   Organização não governamental   Acolhimento   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gestão | ONGs | População | Refugiados | Refugiados

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe um estudo das particularidades do caso brasileiro de gestão de grupos refugiados. Tem como objetivo geral descrever e analisar a dinâmica do atendimento e suporte àqueles refugiados situados na cidade de São Paulo, a partir do trabalho realizado pela Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, organização não governamental católica ligada à rede Caritas Internationalis, que desenvolve e financia projetos de ajuda humanitária e de desenvolvimento social em todo o mundo. Mais do que abordar a questão do refúgio em si, espera-se analisar uma forma particular de gestão de uma população, que no caso brasileiro tem a especificidade de ser realizada quase estritamente por entidades da sociedade civil. O trabalho se dará através da análise das publicações das três principais instâncias de assistência à população de refugiados no país, ACNUR, CONARE e Cáritas, e por um trabalho etnográfico junto à sede da referida ONG e ao Centro de Acolhida para Refugiados que ela coordena. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)