Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência de união à cerâmica de cimentos resinosos experimentais contendo um sal derivado do difeniliodônio

Processo: 11/04430-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Giselle Maria Marchi
Beneficiário:Alan Rodrigo Muniz Palialol
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Porcelana dentária   Resistência de união (odontologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerâmica | Cimento Resinoso | microtração | Área de Dentística

Resumo

O objetivo desse estudo será avaliar a resistência de união de cimentos resinosos experimentais contendo diferentes concentrações do sal de ônio difeniliodônio hexafluorfosfato em sua formulação à uma cerâmica reforçada por dissilicato de lítio, comparando os valores com um cimento resinoso dual Rely x ARC (3M ESPE, St Paul, MN). Será confeccionada uma composição base de monômeros Bis-GMA e TEGDMA na proporção 1:1 em massa e à ela serão adicionadas concentrações de 0 (controle), 0,25, 0,5, 1 e 2 mol% de DFI, definindo assim cinco formulações de cimentos reesinosos experimentais. O sistema fotoiniciador dos materiais será composto por 1 mol% de canforoquinona e 2 mol% de metacrilato de dimetilaminoetil. Como inibidor será acrescido à mistura uma quantidade de 0,1 mol% de hidroxitolueno butilado e 60% em peso de partículas silanizadas de vidro de bário-alumínio-silicato serão incorporadas como carga inorgânica. Serão utilizados blocos retangulares de cerâmica de di-silicato de lítio (e.max, Ivoclar Vivadent, Schaan, Liechtenstein) seguindo as recomendações do fabricante. Os blocos serão confeccionados com 3mm de altura, 10 mm largura e 6 mm de espessura com a finalidade de realizar polimerização da cimentação através da cerâmica. Como base para cimentação serão utilizados blocos de resina fotopolimerizável Filtek Supreme XT (3M ESPE) medindo 5 mm de altura, 10 mm de largura e 6 mm de espessura confeccionados em uma matriz de polivinil siloxano medindo 10 mm de altura, 10 mm de largura e 6 mm de espessura. Após o ensaio de microtração, será realizado análise de padrão das fraturas e os valores obtidos serão tabulados e avaliados quanto à sua normalidade para posterior aplicação do teste estatístico adequado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PALIALOL, Alan Rodrigo Muniz. Resistência de união à cerâmica de cimentos resinosos experimentais contendo um sal derivado do difeniliodônio. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.