Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem de um cimento resinoso experimental contendo um sal de difeniliodônio avaliando a influência de diferentes aminas terciárias e sua resistência de união à cerâmica

Processo: 11/21842-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2012 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Giselle Maria Marchi Baron
Beneficiário:Giselle Maria Marchi Baron
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Cimentos dentários  Cimentos de resina  Propriedades mecânicas  Resistência de união (odontologia) 

Resumo

O objetivo deste projeto será avaliar a resistência de união de cimentos resinosos experimentais contendo diferentes concentrações do sal de difeniliodônio (DFI) em sua formulação à uma cerâmica reforçada por dissilicato de lítio e a influência de duas aminas terciárias (adicionadas em sua formulação) nas propriedades destes mesmos cimentos experimentais. Será confeccionada uma composição base de monômeros Bis-GMA e TEGDMA na proporção 1:1 em massa e à ela serão adicionadas concentrações de 0 (controle), 0,25, 0,5, 1 e 2 mol% de DFI, definindo assim cinco formulações de cimentos reesinosos experimentais. O sistema fotoiniciador dos materiais será composto por 1 mol% de canforoquinona e 2 mol% de metacrilato de dimetilaminoetil. Como inibidor será acrescido à mistura uma quantidade de 0,1 mol% de hidroxitolueno butilado e 60% em peso de partículas silanizadas de vidro de bário-alumínio-silicato serão incorporadas como carga inorgânica. A partir de pastilhas de cerâmica de dissilicato de lítio (e.max, Ivoclar Vivadent, Schaan, Liechtenstein), serão confeccionados blocos com 3mm de altura, 10 mm largura e 6 mm de espessura seguindo as recomendações do fabricante, com a finalidade de realizar polimerização da cimentação através da cerâmica. Como base para cimentação serão utilizados blocos de resina fotopolimerizável Filtek Supreme XT (3M ESPE) medindo 5 mm de altura, 10 mm de largura e 6 mm de espessura confeccionados em uma matriz de polivinil siloxano medindo 10 mm de altura, 10 mm de largura e 6 mm de espessura. Após o ensaio de microtração, será realizado análise de padrão das fraturas e os valores obtidos serão tabulados e avaliados quanto à sua normalidade para posterior aplicação do teste estatístico adequado. As aminas avaliadas serão etil 4-dimetilamino benzoato EDMAB e metacrilato de dimetilaminoetil (DMAEMA) que serão usadas nas seguintes concentrações: G1 0%DFI com 0,5% DMAEMA, G2 0%DFI com 1% DMAEMA, G3 0% DFI com 0,5% EDMAB, G4 0%DFI com 1%EDMAB, G5 0,5%DFI com 0,5% DMAEMA, G6 0,5%DFI com 1% DMAEMA, G7 0,5% DFI com 0,5% EDMAB, G8 0,5%DFI com 1%EDMAB, G9 1%DFI com 0,5% DMAEMA, G10 1%DFI com 1% DMAEMA, G11 1% DFI com 0,5% EDMAB, G12 1%DFI com 1%EDMAB. Os corpos de prova serão confeccionados para a realização dos seguintes testes: grau de conversão, resistência à flexão, módulo de elasticidade, sorção e solubilidade em água. Cada teste terá um modelo de corpo de prova de acordo com seu protocolo. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente para cada um dos testes realizados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES DE ANDRADE, KAMILA MENEZES; PALIALOL, ALAN RODRIGO; LANCELLOTTI, AILLA C.; BAGGIO AGUIAR, FLAVIO HENRIQUE; WATTS, DAVID C.; GONCALVES, LUCIANO SOUZA; LIMA, ADRIANO FONSECA; MARCHI, GISELLE MARIA. Effect of diphenyliodonium hexafluorphosphate on resin cements containing different concentrations of ethyl 4-(dimethylamino)benzoate and 2-(dimethylamino)ethyl methacrylate as co-initiators. Dental Materials, v. 32, n. 6, p. 749-755, JUN 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.