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Um "pintor de raça": reflexões sobre arte e ciência a partir da obra de Modesto Brocos

Processo: 11/04829-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Tatiana Helena Lotierzo Hirano
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciência   Anatomia   Brasil   Artes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Arte | Brasil | ciência | fisionomia | raça | Antropologia

Resumo

Tomando-se como objeto a trajetória, pinturas e escritos do artista compostelano Modesto Brocos y Gómez (1852-1936), este projeto pretende investigar um diálogo entre as belas artes e um determinado imaginário científico marcado pela ascensão de teorias raciais no Brasil, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX - o que a nosso entender proporcionou formas singulares de representar a identidade racial/nacional do país. Acreditamos que a busca pela "verdade" na produção artística do período, expressa no trabalho de Brocos, ia ao encontro de determinadas propostas de catalogação e ordenação do mundo com base em noções de fisionomia, anatomia e raça e se articulava ao fortalecimento de projetos nacionais calcados em critérios de classificação/hierarquização social. Argumentamos que a obra de Modesto Brocos, nesse sentido, possibilita entender esse diálogo, à medida que o pintor não apenas defendeu o compromisso de sua arte com a "verdade", mas foi consagrado por um olhar científico em sua pintura. (AU)

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