Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificação de marcadores moleculares ligados ao cromossomo W e análise da expressão de genes relacionados à diferenciação sexual gonadal em Characidium (Characiformes: Crenuchidae)

Processo: 11/15646-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Lurdes Foresti de Almeida-Toledo
Beneficiário:Carolina Pereira Gomes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):RNA   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amh | Characidium | cyp19a1 | Dmrt1 | marcador molecular | Rna | diferenciação sexual em peixes

Resumo

A região Neotropical, que abriga países da América do Sul e Central, incluindo o Brasil, é considerada a mais rica em espécies de peixes do mundo, com cerca de 4030 espécies já descritas. Dentre as espécies de peixes da região Neotropical, cromossomos sexuais diferenciados foram observados em apenas 62 espécies, dentre as quais estão as espécies do gênero Characidium, sendo este o mais rico em espécies da família Chrenuchidae. As espécies de Characidium apresentam, em sua maioria, mecanismo de determinação sexual por cromossomos ZZ/ZW (fêmea heterogamética), cromossomos esses portadores de Regiões Organizadoras de Nucléolo (RONs). No entanto, grande parte dos estudos sobre espécies desse gênero está limitada à caracterização citogenética dos cromossomos sexuais, sendo desconhecidos os mecanismos moleculares que desencadeiam a diferenciação de machos e fêmeas. O presente projeto compreende duas etapas: na primeira, o cromossomo W será microdissecado, amplificado usando primers degenerados, clonado em plasmídeo e ao final seqüenciado. Em seguida, fragmentos de DNA/genes W-específicos serão por sua vez usados para o desenvolvimento de marcadores genéticos para distinção do sexo genotípico por PCR. Na segunda etapa, o cDNA dos genes que codificam o fator de transcrição dmrt1 e o hormônio amh (Hormônio anti-Mülleriano), importantes no desenvolvimento do testículo em machos, e a enzima aromatase gonadal cyp19a1a responsável pela conversão da testosterona em estradiol durante a diferenciação do ovário, serão clonados em C. schubarti para, em seguida, terem a expressão de mRNA analisada durante a diferenciação sexual por RT-PCR em tempo real e por ISH (in situ hybridization).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Carolina Pereira. Reprodução em Characidium schubarti (Teleostei: Characiformes): análise da reprodução em cativeiro e de genes relacionados à diferenciação sexual (dmrt1, cyp19a1a e amh). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.