Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino de Filosofia no Brasil.

Processo: 11/16673-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rodrigo Pelloso Gelamo
Beneficiário:José Roberto Sanabria de Aleluia
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Genealogia   Ensino de filosofia   Arqueologia   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Ensino de Filosofia | Filosofia e Educação | genealogia | Imagem dogmática do pensamento | Filosofia da Educação

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar o modo como o ensino da filosofia se constitui no Brasil. Nossa proposta se fixa em uma análise arqueológica e genealógica sobre o desenvolvimento do ensino de Filosofia em âmbito universitário. A partir de um minucioso levantamento bibliográfico de documentos, periódicos e livros (publicados no país entre 1932 a 2008 sobre o assunto) pretendemos analisar as estruturas do ensino da filosofia no Brasil, com a finalidade de identificar os principais paradigmas que norteiam as práticas de ensino de Filosofia na contemporaneidade brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALELUIA, José Roberto Sanabria de. O ensino da filosofia no Brasil: uma arqueogenealogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.