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Um estudo sobre Alcibíades a partir do debate siciliano em Tucídides VI.9-23 - entre a physis anthropon e o governo de si.

Processo: 11/16916-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
Beneficiário:Luiza Moreira da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alcibíades | Formação do cidadão | Physis | Tucídides | Filosofia da Educação

Resumo

A dissertação de mestrado versa a respeito de uma questão moderna sob o olhar dos Antigos. Acreditamos que Tucídides, autor do objeto de estudo escolhido para essa pesquisa, elaborou a sua resposta quanto à problemática humana que origina a ruína de uma cidade e a demonstrou ao longo de sua obra fazendo uso do conceito da physis anthropon. O debate entre Alcibíades e Nícias, sobre a Expedição à Sicília (VI.9-23), da obra "História da Guerra do Peloponeso", é a fonte de estudos para analisar a figura de Alcibíades - escolhida em razão do jovem ateniense de ser considerado um contra-exemplo educativo, ou ainda, a tipologia do discípulo brilhante que se perde do mestre por força de sua própria natureza. Como último avanço da pesquisa, buscaremos comprovar que a discussão fomentada pelo estudo da obra tucidideana sugere um tipo de formação do cidadão, e que isso tem relação com a proposta socrática do governo de si mesmo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Luiza Moreira da. Um estudo sobre Alcibíades a partir do debate siciliano em Tucídides VI.9-23 - entre a physis anthropon e o governo de si. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.