Busca avançada
Ano de início
Entree

Discussão e projeção do ensino de Filosofia no Brasil através dos periódicos de Filosofia

Processo: 11/21808-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rodrigo Pelloso Gelamo
Beneficiário:Theo Tanus Salvadori
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia   Ensino   Material didático   Currículos e programas   Periódicos científicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Filosofia | Filosofia | História do Ensino de Filosofia no Brasil | periódicos filosóficos brasileiros | Ensino de Filosofia

Resumo

Este projeto pretende analisar de que maneira se deu o debate acerca do ensino de filosofia nos periódicos filosóficos brasileiros, e como reverberou esse debate entre essas publicações. Partimos da suposição de que as produções sobre o campo teórico do ensino de filosofia no Brasil foram escassas. Mesmo nessa exiguidade, as perspectivas da discussão acerca dessa área, segundo nossa hipótese, restringiram-se em quatro focos, a saber: o entendimento da importância do ensino da filosofia para a sociedade, para a cultura e para a formação crítica do homem; a reflexão sobre os temas e conteúdo a serem ensinados e sobre o currículo; a busca do entendimento metodológico do ensino da filosofia; e a procura pela abertura de uma nova frente para o ensino da filosofia: a filosofia para (com) crianças. Diante disso, pretendemos investigar se nossa hipótese se confirma por meio da análise de treze periódicos brasileiros que versam sobre filosofia, publicados entre 1930 a 2008, ano da aprovação da Lei 11.648/08 que restituiu a obrigatoriedade da disciplina de Filosofia no currículo do Ensino Médio da educação do Brasil. Assim, ao mapearmos esse material selecionado, tencionamos melhor compreender, com efeito, o que se pensou nas discussões acerca do ensino de filosofia no Brasil, afim de problematizá-lo na atualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)