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Processo: | 11/21808-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2012 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2013 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação |
Pesquisador responsável: | Rodrigo Pelloso Gelamo |
Beneficiário: | Theo Tanus Salvadori |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia Ensino Material didático Currículos e programas Periódicos científicos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ensino de Filosofia | Filosofia | História do Ensino de Filosofia no Brasil | periódicos filosóficos brasileiros | Ensino de Filosofia |
Resumo Este projeto pretende analisar de que maneira se deu o debate acerca do ensino de filosofia nos periódicos filosóficos brasileiros, e como reverberou esse debate entre essas publicações. Partimos da suposição de que as produções sobre o campo teórico do ensino de filosofia no Brasil foram escassas. Mesmo nessa exiguidade, as perspectivas da discussão acerca dessa área, segundo nossa hipótese, restringiram-se em quatro focos, a saber: o entendimento da importância do ensino da filosofia para a sociedade, para a cultura e para a formação crítica do homem; a reflexão sobre os temas e conteúdo a serem ensinados e sobre o currículo; a busca do entendimento metodológico do ensino da filosofia; e a procura pela abertura de uma nova frente para o ensino da filosofia: a filosofia para (com) crianças. Diante disso, pretendemos investigar se nossa hipótese se confirma por meio da análise de treze periódicos brasileiros que versam sobre filosofia, publicados entre 1930 a 2008, ano da aprovação da Lei 11.648/08 que restituiu a obrigatoriedade da disciplina de Filosofia no currículo do Ensino Médio da educação do Brasil. Assim, ao mapearmos esse material selecionado, tencionamos melhor compreender, com efeito, o que se pensou nas discussões acerca do ensino de filosofia no Brasil, afim de problematizá-lo na atualidade. (AU) | |
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