Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino de Filosofia no Brasil: a recepção e o seu debate nos periódicos brasileiros

Processo: 11/21785-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rodrigo Pelloso Gelamo
Beneficiário:Tiago Brentam Perencini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Ensino e aprendizagem   Periódicos   Debate   Mapeamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino da filosofia | Ensino de filosofia no Brasil | Periódicos | Filosofia da Educação

Resumo

A presente pesquisa analisa o problema: Qual a recepção do debate sobre o ensino de filosofia nos periódicos brasileiros e como se deu o debate entorno desse assunto? Tal pergunta ganha pertinência com a desconfiança de que as produções sobre esse campo de pensamento no país foram escassas. Temos a hipótese de que a discussão sobre ensino de filosofia no Brasil foi perspectivada sob quatro diferentes enfoques: (1) do entendimento da importância do ensino da filosofia para a sociedade, para a cultura e para a formação crítica do homem; (2) da reflexão sobre os temas e conteúdo a serem ensinados e sobre o currículo; (3) da busca do entendimento metodológico do ensino da filosofia; (4) e na procura pela abertura de uma nova frente para o ensino da filosofia: a filosofia para (com) crianças. Com efeito, o nosso objetivo na pesquisa é verificar se essa hipótese se confirma tendo como objeto de análise o mapeamento de dezperiódicos publicados no Brasil a partir da década de 1930 até 2008 - ano da aprovação da Lei 11.648/08 que institui a obrigatoriedade da disciplina Filosofia na educação média brasileira. Entendemos que esse mapeamento possibilitará uma melhor compreensão sobre o que, efetivamente, se pensou sobre o ensino e o aprendizado da filosofia no Brasil, assim como nas condições para problematiza-lo na atualidade.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)