Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de parâmetros de modelos de transmissores de energia transcutânea pelo uso de metodologias de otimização estocásticas

Processo: 11/22972-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Luiz Lebensztajn
Beneficiário:Renan Bergonsi Muller
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58773-1 - Sistemas propulsores eletromagnéticos implantáveis para dispositivos de assistência circulatória sanguínea uni e biventricular ou coração artificial, AP.TEM
Assunto(s):Transformadores e reatores   Parâmetros   Método dos elementos finitos

Resumo

Modelos de transformadores podem ser obtidos por um circuito elétrico simples envolvendo uma série de parâmetros, que vão representar os diferentes fenômenos físicos que envolvem estes dispositivos, tais como o efeito Joule, os fluxos de dispersão e de magnetização, as perdas no núcleo. Os cálculos dos valores destes parâmetros podem envolver algumas aproximações, válidas em muitos casos, como por exemplo, em transformadores de potência. Já no caso de transformadores especiais, elas deixam de ser válidas. Neste projeto, busca-se utilizar métodos de otimização para determinar, da forma mais precisa possível, os parâmetros do modelo completo de transformadores de uso especial, através da minimização do erro entre o modelo estabelecido e alguns experimentos. As medidas experimentais, no âmbito deste trabalho podem ser realizadas tanto fisicamente com equipamentos existentes em laboratórios, como virtualmente através de softwares, que utilizam do Método dos Elementos Finitos. Ênfase particular será dada a uma classe de transformadores: os transmissores de energia transcutânea, que são utilizados na alimentação de órgãos artificiais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MULLER, RENAN BERGONSI; FERREIRA, DANIELA WOLTER; LEBENSZTAJN, LUIZ. Modeling Coreless Transformers With a Relatively Large Wire Gauge Using an Optimization Method. IEEE Transactions on Magnetics, v. 50, n. 2 FEB 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.