Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de progênies de pitaya

Processo: 11/17171-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Antonio Baldo Geraldo Martins
Beneficiário:Adriana de Castro Correia da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Mudas (plantas)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hylocereus undatus | seedlings | seleção massal | Melhoramento vegetal

Resumo

Dentre as frutíferas exóticas com alto potencial para comercialização, encontra-se a pitaya, cactácea originária das florestas tropicais do México, América Central e América do Sul, cujo plantio vem se espalhando rapidamente em muitos países tropicais e subtropicais devido à sua precocidade e capacidade de adaptação e aceitabilidade no mercado. Por ser uma cultura ainda pouco conhecida, há necessidade de seleção de plantas mais bem adaptadas ao meio e com características organolépticas que atendam ao mercado consumidor, para que seja possível maximizar a exploração econômica da cultura. A seleção massal, baseada na observação visual do fenótipo da planta, permite identificar indivíduos potencialmente interessantes para um programa de melhoramento. Diante do exposto, o experimento vem sendo conduzido no Ripado de Fruticultura da FCAV-Unesp, Campus de Jaboticabal-SP. Cruzamentos manuais controlados foram realizados entre Hylocereus undatus x H. polyrhizus e H. undatus x Selenicereus setaceus. Os frutos provenientes destes cruzamentos foram colhidos, e as sementes postas a germinar, e posteriormente serão selecionados os seedlings que apresentarem um melhor desenvolvimento para serem cultivados em campo, quando serão avaliados o desenvolvimento das progênies, aspectos morfológicos e comportamento fenológico, visando-se selecionar os que forem mais promissores para uso em programas de melhoramento e com características desejáveis para cultivo e comercialização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Adriana de Castro Correia da. Pitaya: melhoramento e produção de mudas. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.