Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações de microscopia ótica avançada ao estudo do início da precipitação de asfaltenos em óleos vivos enriquecidos em dióxido de carbono ou gás natural

Processo: 11/20143-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:René Alfonso Nome Silva
Beneficiário:Grasiele Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia confocal   Espectroscopia

Resumo

O projeto trata da caracterização de precipitados de asfaltenos obtidos a partir de óleos vivos naturais, bem como a partir de diluições de óleos vivos em solventes que induzem a precipitação de asfaltenos, tais como o heptano. A análise dos precipitados ocorrerá através de técnicas avançadas de microscopia ótica, incluindo microscopia confocal (fluorescência e Raman) e várias microscopias por contraste de fase. Com esta abordagem, espera-se obter uma série de informações sobre os precipitados: (i) propriedades eletrônicas e vibracionais; (ii) morfologia em três dimensões; (iii) cinética de precipitação; (iv) correlações morfologia/espectro e morfologia/espectro/tempo; (iv) índice de refração e morfologia; (v) contraste de índice de refração. Os resultados obtidos serão correlacionados com os dados espectroscópicos obtidos em solução, tema de projeto de Iniciação Científica de outro membro do grupo. Desta forma, pretende-se determinar as observáveis espectroscópicas que caracterizam o início da precipitação de asfaltenos a partir de óleos vivos. Esta informação é essencial para o desenho e a construção de um instrumento à base de laser capaz de realizar um sensoriamento remoto do início da precipitação de asfaltenos sob condições variadas de pressão, temperatura e composição química do óleo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, JULIANA C.; GONCALVES, GRASIELE; SOUZA, MONIQUE S.; ROSA, SAMANTHA B. C.; THIEGUE, LARISSA M.; ATVARS, TERESA D. Z.; ROSA, PAULO T. V.; NOME, RENE A. Towards in situ fluorescence spectroscopy and microscopy investigations of asphaltene precipitation kinetics. Optics Express, v. 21, n. 25, p. 30874-30885, DEC 16 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.