Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização dos observadores de estado para diagnose de trincas em uma plataforma veicular, excitada por forças de desbalanceamento

Processo: 12/00194-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Gilberto Pechoto de Melo
Beneficiário:Arthur Fett Conte
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Vibrações mecânicas   Controle de ruídos   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnose de falhas | Observadores de Estado | Plataforma Veicular | Vibrações Mecânicas

Resumo

A preocupação com a segurança, com o controle de ruídos e com a estabilidade e conforto de sistemas dinâmicos, é, atualmente, um dos itens de maior interesse tratando-se do ramo automotivo em geral. Este fato faz com que as indústrias invistam amplamente no desenvolvimento de técnicas inovadoras para melhorar o desempenho das máquinas existentes. Sendo assim, é de grande importância a análise do comportamento dos sistemas automotivos e também, com a aplicação de ferramentas matemáticas e técnicas computacionais, a possibilidade de uma maior evolução e sofisticação destes sistemas. É possível monitorar os parâmetros dos sistemas mecânicos. Conta-se com o auxílio de modelos teóricos bem definidos e também com alguns métodos de simulação e modelagem. Neste trabalho, objetiva-se uma efetiva contribuição científica com o estudo do comportamento de uma plataforma veicular sujeita a carregamentos que podem sofrer grandes variações ao longo do tempo, chamados de carregamentos dinâmicos. Para isto, o uso de metodologias de diagnose de falhas é de fundamental importância, sendo que nesse trabalho serão utilizados os Observadores de Estado, uma técnica bastante interessante, pois permite reconstrução dos estados não medidos, podendo-se, assim, estimar medidas de parâmetros físicos provenientes de pontos de difícil acesso, pertencentes ao sistema. Pretende-se utilizar a metodologia dos elementos finitos, podendo desta forma, analisar um número de elementos representativos suficiente para entender o comportamento de toda a estrutura em estudo. Pretende-se que o resultado final seja o desenvolvimento de uma metodologia de diagnose de falhas (como diminuição de rigidez e massa, por exemplo) utilizando Observadores de Estado em uma plataforma veicular, excitada com forças de desbalanceamentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)