Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de Triaxilidade de tensões e relações J vs. CTOD em corpos-de-prova SE(T) com aplicações à avaliação de defeitos em risers com trincas estacionárias e em propagação

Processo: 12/00094-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Estruturas Navais e Oceânicas
Pesquisador responsável:Claudio Ruggieri
Beneficiário:Diego Felipe Sarzosa Burgos
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/01139-2 - Correlação do comportamento à fratura entre dutos com trincas circunferenciais e corpos de prova incluindo o rasgamento dúctil da trinca, BE.EP.PD
Assunto(s):Integridade estrutural

Resumo

Este plano de pesquisa contempla uma investigação numérica e metodologica sobre os efeitos de triaxialidade de tensões e relações J vs. CTOD em corpos-de-prova SE(T) com aplicações à avaliação de defeitos em dutos e risers contendo defeitos circunferênciais. O foco deste trabalho está inserido nas atividades de pesquisa conduzidas pelo Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural do PNV-EPUSP, para o desenvolvimento de uma metodologia de análise e avaliação de integridade estrutural de dutos e risers para produção e transporte de óleo e gas. O objetivo central é investigar e implementar as metodologias biparamétricas J-Q e J-A2 dentro de um procedimento mais realista de avaliação de defeitos aplicável à integridade estrutural de risers instalados pelo métod carretel. Adicionalmente, contempla-se o estudo e desenvolvimento de relações acuradas e mais adequadas entre a Integral J e CTOD em corpos de prova SE(T) fixados por pinos e garras.O objetivo é fornecer um conjunto abrangente de expressões entre J e CTOD para estas configurações de forma a permitir a determinação de curvas de resistência CTOD-R a partir das curvas J-R.A linha de investigação apresentada neste plano de trabalho insere-se dentro das atividades de pesquisa conduzidas pelo Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural (NAMEF) do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica para o desenvolvimento de uma metodologia de análise e avaliação de integridade estrutural de dutos e risers para produção e transporte de petróleo e gás. O objetivo central é investigar e implementar as metodologias biparamétricas J-Q e J- A2 dentro de um procedimento mais realista de avaliação de efeitos aplicável à integridade estrutural de risers instalados pelo método carretel. Adicionalmente, esta investigação também contempla o estudo e desenvolvimento de relações acuradas e mais adequadas entre a Integral J e CTOD em corpos-de-prova SE(T) fixados por pinos e garras. O objetivo central é fornecer um conjunto abrangente de expressões entre J e CTOD para estas configurações de forma a permitir a determinação de curvas de resistência CTOD-R a partir das curvas J-R.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARZOSA, DIEGO F. B.; SOUZA, RODOLFO F.; RUGGIERI, CLAUDIO. J-CTOD relations in clamped SE(T) fracture specimens including 3-D stationary and growth analysis. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS, v. 147, p. 331-354, OCT 2015. Citações Web of Science: 13.
SARZOSA, DIEGO F. B.; RUGGIERI, CLAUDIO. A numerical investigation of constraint effects in circumferentially cracked pipes and fracture specimens including ductile tearing. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRESSURE VESSELS AND PIPING, v. 120, p. 1-18, AUG-SEP 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.