Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão escolar, Desenvolvimento Profissional e Qualidade da Escola Pública

Processo: 12/02281-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Yoshie Ussami Ferrari Leite
Beneficiário:Andréia Nunes Militão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/11406-8 - A gestão escolar: o lugar da dimensão pedagógica no espaço escolar, BE.EP.DR
Assunto(s):Qualidade da educação   Administração escolar   Educação continuada   Gestão democrática   Desenvolvimento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento profissional | formação continua | Gestão Democrática | Gestão Escolar | qualidade da educação | Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe-se a investigar a gestão escolar enquanto elemento articulador da formação dos profissionais da educação no sentido de atingir uma educação de qualidade. Investiga os pressupostos teóricos e epistemológicos subjacentes a prática da gestão escolar a partir da escola como lócus de observação, identificando as práticas cotidianas ali desenvolvidas bem como a percepção dos profissionais envolvidos em relação a seus momentos/necessidades de formação. Compreende como sujeitos desta investigação os profissionais da educação (gestores e professores) e como objeto a gestão escolar estabelecendo relação com formação de professores a partir do conceito de desenvolvimento profissional. Por meio da abordagem qualitativa e utilizando-se da observação participativa, a pesquisa também irá utilizar-se de outros procedimentos metodológicos tais como: levantamento bibliográfico, análise documental da legislação vigente e das regulamentações produzida pelas escolas observadas, aplicação de questionário e seleção de entrevistados para aprofundamento de questões pertinentes ao objeto de estudo, além de observação contínua da dinâmica escolar em diferentes momentos. Os dados coletados serão analisados a luz do referencial teórico da pesquisa e dos objetivos propostos para esta investigação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILITÃO, Andréia Nunes. A Complexidade da Administração/Gestão Escolar, Limites e Possibilidades. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.