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Marcas das ausências no espaço: implicações das imagens da cidade no planejamento urbano de Florianópolis.

Processo: 11/18559-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Adyr Apparecida Balastreri Rodrigues
Beneficiário:Maria Helena Lenzi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/21688-0 - Marcas das ausências no espaço: implicações das imagens da cidade no planejamento urbano de Florianópolis, BE.EP.DR
Assunto(s):Geografia urbana   Propaganda   Turismo   Planejamento territorial urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:imagens da cidade | imaginário da cidade | planejamento urbano | Publicidade | Turismo | Geografia Urbana

Resumo

Desde as décadas de 1950 e 60, começam a ser produzidas imagens para divulgação da cidade de Florianópolis - capital do estado de Santa Catarina - as quais buscam projetá-la para um futuro imaginado. As imagens atuais seguem um padrão semelhante, sugerindo uma cidade ausente de presente, pois não só projetam-na no futuro, mas divulgam um passado não mais existente, expressando assim um des-contexto espacial e temporal ao apresentar ao observador um território ficcional. Proponho-me a pesquisar imagens publicitárias que pretendem promover turisticamente a cidade e que são produzidas por atores com a mesma intenção. Essas imagens compõem o imaginário urbano de Florianópolis, que vem se constituindo historicamente, sempre dentro do contexto político da época, o qual delineia e guia a escolha das imagens a serem divulgadas. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar a relação entre as imagens de divulgação de Florianópolis e os rumos do planejamento urbano, sobretudo, o voltado para o turismo. Como hipótese inicial de pesquisa, suponho que a ausência histórica do presente no imaginário da cidade esteja influenciando os rumos do próprio planejamento urbano e turístico, pois a cidade das imagens vem se sobrepondo à cidade efêmera. Inclusive, a aposta no turismo como "salvação" da cidade é parte do imaginário de Florianópolis.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LENZI, Maria Helena. A invenção de Florianópolis como cidade turística: discursos, paisagens e relações de poder. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.