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Produção oral e gestual durante tarefa de nomeação em crianças com síndrome de Down

Processo: 12/06716-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beneficiário:Fernanda Parsequian Cartolano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22909-5 - Produção oral e gestual durante tarefa de nomeação em crianças com Síndrome de Down, AP.R
Assunto(s):Gestos   Desenvolvimento da linguagem   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de linguagem | Desenvolvimento lexical | gestos | Sindrome de Down | Fonoaudiologia

Resumo

A criança com síndrome de Down (SD) faz uso dos gestos de maneira a, muitas vezes, predominar sobre a utilização de vocábulos e não como apoio à comunicação oral, como acontece com as crianças com desenvolvimento típico (DT). Observa-se que os gestos permanecem por tempo mais prolongado e seu repertório de gestos representativos é mais reduzido. A literatura, em geral, ao abordar a relação entre gestos e desenvolvimento de linguagem na criança com SD e ao comparar os dados com outras populações, toma como referência idades até 36 meses, quando muito 48 meses. São poucos os estudos que se dedicam a tal análise a partir dessa idade. O objetivo deste estudo é investigar a produção lexical de crianças com SD, entre 4 e 9 anos de idade, com desenvolvimento cognitivo na fase do período pré-operatório e com preferência pela comunicação oral, tendo por alvo o papel que os gestos desempenham no processo de desenvolvimento de linguagem. Serão estudadas 25 crianças, submetidas a duas provas de nomeação: vocabulário (ABFW) e ações (Prova de Verbos). Serão analisados e caracterizados os tipos de gestos utilizados e as modalidades de combinação com a expressão oral. As provas serão aplicadas individualmente, sempre pela mesma terapeuta, gravadas em videotape e transcritas em protocolos específicos. Com vistas a garantir a fidedignidade dos dados, a análise de concordância será realizada para 20% das provas realizadas, selecionadas aleatoreamente. Os dados obtidos serão submetidos a análise estatística apropriada.

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