Busca avançada
Ano de início
Entree

Anomalias antrópicas de elementos terras raras (ETR) no Rio Atibaia e tributários na região de Paulínia (SP)

Processo: 12/02486-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Jacinta Enzweiler
Beneficiário:Francisco Ferreira de Campos
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geoquímica   Águas de superfície   Terras raras   Lantânio   Rio Atibaia   Paulínia (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aguas superficiais | anomalia antrópica | Elementos terras raras | Icp-Ms | lantânio | Paulínia | Geoquímica

Resumo

Dentre os constituintes dissolvidos nas águas naturais encontram-se elementos-traço como os lantanídeos (Ln), que junto com o escândio e o ítrio constituem os elementos terras raras (ETR). Atualmente os ETR possuem uma ampla gama de usos, quase todos relacionados a produtos de tecnologia, entre eles catalisadores usados no craqueamento de petróleo. Esta pesquisa pretende caracterizar a presença de anomalias de ETR dissolvidos, especialmente de lantânio (La), nas águas do rio Atibaia e tributários no município de Paulínia (SP) e região, que abriga um importante complexo industrial, principalmente do ramo petroquímico. Este projeto foi motivado por resultados preliminares obtidos em trabalho anterior do proponente. A pesquisa ora proposta requer a amostragem e a análise geoquímica das águas superficiais da área de estudo. Os constituintes maiores serão determinados por meio de cromatografia de íons e a alcalinidade por meio de titulação acidimétrica. Os elementos-traço e os ETR serão determinados por ICP-MS. Com este trabalho se pretende conhecer a distribuição dos ETR dissolvidos nas águas superficiais da região de Paulínia, caracterizar a presença de concentrações anômalas e identificar as suas fontes, bem como aprimorar a metodologia aplicada para realizar o estudo. Além disso, prevê-se também um estágio no exterior num grupo de pesquisa experiente no tema como meio de aprofundar o conhecimento de forma mais rápida e consistente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, FRANCISCO FERREIRA; ENZWEILER, JACINTA. Anthropogenic gadolinium anomalies and rare earth elements in the water of Atibaia River and Anhumas Creek, Southeast Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 188, n. 5, . (12/02486-5, 12/05024-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Francisco Ferreira de. Anomalias antrópicas de gadolínio e distribuição dos elementos terras raras nas águas do Rio Atibaia e Ribeirão Anhumas (SP). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.