Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da integração entre os conceitos de gênero discursivo e de gramática como habilidade em proposta pedagógica para ensino-aprendizagem de redação acadêmica em inglês

Processo: 12/03944-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 17 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 18 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Hercules Augusto-Navarro
Beneficiário:Eliane Hercules Augusto-Navarro
Pesquisador Anfitrião: Diane Larsen-Freeman
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Michigan, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Língua inglesa   Gêneros textuais   Redação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise de genero | Ensino-aprendizagem de inglês (LE) | Ensino-aprendizagem de redação acadêmica em inglês | Gramática como habilidade | ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês)

Resumo

Neste projeto de pesquisa propomos a análise da adoção de proposta pedagógica que combina as teorias de análise de gênero (Swales, 1990) e de gramática como habilidade (Larsen-Freeman, 2003) para o ensino-aprendizagem da redação de textos acadêmicos em inglês a universitários brasileiros. Ambas as teorias pautam-se na busca pelo desenvolvimento da autonomia de aprendizes de inglês como língua estrangeira e partimos do pressuposto de que a adoção de gêneros textuais específicos pode contribuir para a criação de contexto significativo para o ensino-aprendizagem da língua-alvo e, sobretudo, para uma melhor compreensão de escolhas léxico-gramaticais adequadas. Procuraremos analisar como se dá o processo de compreensão, pelos participantes, de relações entre escolhas linguísticas e sentidos estabelecidos em textos acadêmicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)