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Curvas de aprendizado em cirurgia minimamente invasiva: preditores da habilidade cirúrgica

Processo: 12/02887-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Carlo Camargo Passerotti
Beneficiário:Rodrigo Marcus Cunha Frati
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Urologia   Complicações intraoperatórias   Procedimentos cirúrgicos operatórios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cirurgia minimamente invasiva | Curvas de aprendizado | habilidade cirúrgica | Urologia

Resumo

O aprendizado em cirurgia é um processo multifatorial, com elevado nível de complexidade e dependente de diversos fatores: o professor, os métodos e o aluno. O primeiro é responsável por repassar o conhecimento; o segundo consiste nos meios pelos quais o conhecimento é repassado; o último representa o alvo do processo. Pouco é relatado a respeito do terceiro fator da tríade do ensino cirúrgico: o aluno. A correlação da prática frequente de algumas atividades específicas e de características comportamentais intraoperatórias de alguns indivíduos relacionando-se a um melhor desempenho cirúrgico é documentada, porém é pobre a associação de características intrínsecas dos indivíduos com o seu desempenho em cirurgia, principalmente naqueles isentos de prática cirúrgica. Esse estudo apresenta como foco o aluno no processo de aprendizado, buscando avaliar indivíduos isentos de prática cirúrgica quanto a seu desempenho em testes de habilidade motora e relacionar esse desempenho com os resultados em procedimentos cirúrgicos videolaparoscópicos, buscando uma possível relação entre habilidade motora e desempenho cirúrgico. (AU)

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