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Investigação do conteúdo de matemática dos Cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo

Processo: 12/09641-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Neusa Rocca da Silva Tomazine
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50617-6 - A nova proposta curricular do estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente, AP.EP
Assunto(s):Métodos de ensino   Análise de conteúdo   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Matemática | Metodologia de ensino | Trabalho Docente | Educação

Resumo

O projeto visa analisar o conteúdo da área de Matemática, tratada em separado das demais pela Proposta Curricular do governo do estado e refletir sobre os Cadernos do professor e do aluno dos 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental bem como a relação dos professores da área com a proposta, obtendo reflexões sobre suas experiências e saberes, a fim de compreender as condições em que impactou a escola. Este projeto de pesquisa está definido a fim de colaborar com o objetivo maior do projeto "A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente", que é a de compreender como está sendo a implementação da nova proposta curricular no Estado de São Paulo, que faz parte da recente política do governo do estado. Além de avaliar a relação dos Cadernos com a Proposta Curricular paulista, este projeto em específico buscará elaborar Ficha de Análise para facilitar a identificação de conteúdos abordados (áreas contempladas e interdisciplinaridade) pelos Cadernos e formas de apresentação e metodologia sugerida. Também se prevê a comparação com conteúdos dos livros didáticos (utilizado na escola antes da vigência da Proposta). O projeto envolverá participação do bolsista no grupo de estudos a ser formado na escola e coordenação de área bem como a divulgação, em sua escola, dos resultados do estudo e organização de oficina de Matemática. Este bolsista participará de estudos e da organização, como equipe co-gestora e com os proponentes, de reuniões a fim de colaborar para a formação continuada e melhoria do trabalho docente na escola. (AU)

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