Busca avançada
Ano de início
Entree

Fibras ópticas com núcleos poliméricos contendo nanomateriais

Processo: 12/05916-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Christiano José Santiago de Matos
Beneficiário:Ivan Hernandez-Romano
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57857-2 - Fotônica para comunicações ópticas, AP.TEM
Assunto(s):Fibra óptica   Materiais nanoestruturados   Óptica   Fotônica

Resumo

O principal objetivo deste projeto é projetar, estudar e desenvolver fibras ópticas de sílica nas quais os núcleos contêm nanoestruturas quimicamente sintetizadas em uma matriz polimérica, para aplicações em fotônica. Estas nanoestruturas foram recentemente usadas para funcionalizar guias de onda, a fim de possibilitar o desenvolvimento de novos dispositivos fotônicos e/ou para melhorar o desempenho dos que já estão disponíveis. No entanto, uma vasta gama de propriedades nanofotônicas ainda está por ser explorada e um material hospedeiro viável (isto é, ao mesmo tempo compatível com as nanoestruturas e que forneça baixa perda óptica e espalhamento) continua ainda a ser procurado. Assim, este projeto destina-se a (i) estudar e testar materiais poliméricos hospedeiros adequados para o desenvolvimento dos guias de onda propostos e (ii) controlar as propriedades de guiamento das fibras através da interação do nanomaterial com o campo óptico. Fibras microestruturadas (isto é, fibras que contêm uma matriz de buracos na sua secção transversal) e fibras ópticas capilares (isto é, fibras que contêm um único buraco central na sua secção transversal) serão usadas para este propósito. As fibras serão preenchidas com um polímero dopado com uma gama de nanomateriais e subsequentemente testadas opticamente. Nanopartículas diferentes (metálicas, magnéticas, etc.) serão testadas para vários fins. Parâmetros tais como a concentração do nanomaterial e condições de cura de polímeros (temperatura, quantidade de agente de cura, etc.) serão optimizados. É importante notar que o candidato possui experiência no trabalho com fibras ópticas e sua interação com nanomateriais, já que implementou um laser a fibra dopada com érbio em operação mode-locked usando como absorvedores saturáveis, filmes poliméricos com nanoestruturas (nanotubos de carbono de parede simples).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ETCHEVERRY, SEBASTIAN; ARAUJO, LEONARDO F.; DA COSTA, GREICE K. B.; PEREIRA, JOAO M. B.; CAMARA, ALEXANDRE R.; NACIRI, JAWAD; RATNA, BANAHALLI R.; HERNANDEZ-ROMANO, IVAN; DE MATOS, CHRISTIANO J. S.; CARVALHO, ISABEL C. S.; MARGULIS, WALTER; FONTANA, JAKE. Microsecond switching of plasmonic nanorods in an all-fiber optofluidic component. OPTICA, v. 4, n. 8, p. 864-870, AUG 20 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.