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Inquérito qualitativo e quantitativo sobre o uso de animais não humanos em experimentos laboratoriais no Instituto de Biociências de Botucatu

Processo: 12/06030-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Ana Elisa Sales Dourado
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ética em pesquisa   Animais de laboratório
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:animais de laboratório | Ética | Métodos Substitutivos | Bem Estar Animal

Resumo

Desde a antiguidade, os animais de laboratório são largamente empregados nos estudos das Ciências Biomédicas, e nos dias contemporâneos, tal prática ainda é bastante comum no ambiente de Ensino e Pesquisa na Universidade. Nesse contexto, juntamente com as inúmeras contribuições desses estudos para o avanço científico, surgiram também técnicas diferenciadas que permitem uma via alternativa ao uso desses animais, decorrentes da preocupação com as condições de bem-estar dos mesmos. Dessa forma, o presente trabalho tem o intuito de verificar as concepções dos docentes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual Paulista, campus de Botucatu-SP, acerca do uso de animais de laboratório no meio científico, inquirindo-os inclusive sobre o conhecimento de métodos substitutivos. A coleta de dados será realizada por meio de questionário aplicado a cada um dos docentes que ministraram aulas às turmas de Ciências Biológicas, de modo a totalizar todas as disciplinas do curso. A partir dos questionários respondidos, os dados serão analisados com o objetivo contabilizar a porcentagem de docentes que utilizam animais de laboratório em suas pesquisas, constatar aceitação ou resistência quanto ao uso de métodos substitutivos e sua viabilidade, bem como conhecer os motivos que levaram alguns pesquisadores a abandonar o uso de animais em seus experimentos. Além disso, através dos resultados obtidos, pretende-se fomentar reflexões dentro de uma perspectiva moral e ética - imprescindíveis no fazer científico - e também ponderar sobre a necessidade de uma maior conscientização dos professores a respeito do tema, que implicariam numa ciência mais justa. (AU)

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