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O trabalho do professor na Educação não formal

Processo: 12/07487-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Davis Perez Bispo dos Santos
Beneficiário:Bruna Luise Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia organizacional   Desenvolvimento humano   Educação não formal   Trabalho docente   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação não formal | psicologia do trabalho | Trabalho Docente | Clínica da Atividade

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar e analisar os elementos constituintes, os aspectos potencializadores e impeditivos da atividade laboral de um grupo de professores da educação não formal, que atua em um programa de formação de pessoas para o trabalho. Os objetivos específicos são identificar e analisar: 1) o contexto de realização do trabalho de um grupo de professores da educação não formal; 2) as relações entre os diferentes elementos constituintes da atividade laboral destes professores (alunos, coletivo de trabalho, chefia, instrumentos), na perspectiva dos próprios educadores; 3) os instrumentos concretos e semióticos de trabalho dos professores; 4) os aspectos potencializadores e dificultadores do trabalho dos participantes da pesquisa. O alcance dos objetivos será perseguido por meio do uso dos aportes teóricos e procedimentos de coleta e análise de dados do Interacionismo Sociodiscursivo/ISD e da Clínica da Atividade. O ISD contribuirá com aportes sobre os tipos de trabalho (trabalho prescrito, real e interpretado) e o modelo linguístico-discursivo para interpretação e análise dos dados. A Clínica da Atividade apoiará a pesquisa com aportes teóricos sobre o trabalho enquanto fenômeno concreto e psicológico, que condiciona o desenvolvimento humano. No tocante à metodologia, será utilizado um instrumento construído no âmbito da Clínica da Atividade, que é a autoconfrontação cruzada. Ao final, pretende-se apresentar um conjunto saberes sistematizados capazes de apoiar a compreensão do trabalho de professores da educação não formal e a realização ulterior de pesquisas sobre o tema.(AU)

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