Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula a combustível glicose/O2 utilizando o dendrímero PAMAM como matriz de imobilização

Processo: 12/07654-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Laís Boracini Crepaldi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Energia   Eletrocatálise   Glucose oxidase   Eletroquímica

Resumo

Alternativamente às células a combustível tradicionais, que utilizam catalisadores metálicos de elevado custo, as biocélulas a combustível possuem como grande vantagem, a utilização de enzimas como catalisadores e a habilidade de operar em temperaturas mais brandas; características estas, que possibilitam a obtenção de um processo economicamente viável. A biocélula a combustível pode ser compreendida como um sistema no qual se transforma diretamente a energia química em elétrica por meio de reações que envolvem etapas bioquímicas. Mesmo com muitas melhorias feitas nos últimos anos, fatores cruciais na construção de biocélulas a combustível tais como o tempo de vida da enzima, maiores densidades de potência, além de maior eficiência na transferência de elétrons entre enzima/eletrodo ainda são obstáculos a serem superados para uma possível aplicação em larga escala. A glicose tem sido amplamente estudada como combustível para a biocélula, pois não só é abundante na natureza e na corrente sanguínea, mas também apresenta baixa volatilidade, não é tóxica para seres humanos e tem baixo custo. Estas características juntamente com a sua densidade de energia relativamente elevada torna a glicose um combustível promissor. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa tem explorado o uso do dendrímero de poliamido amina (PAMAM) na preparação de bioeletrodos, para aplicações em biocélulas a combustível. Neste projeto de pesquisa propõe-se o desenvolvimento de uma biocélula a combustível a base de glicose/O2, utilizando o dendrímero de poliamido amina (PAMAM) como matriz de imobilização da enzima glicose oxidase em suportes de carbono. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RODRIGO GARCIA; RODRIGUES DE ANDRADE, ADALGISA; SERVAT, KARINE; MORAIS, CLAUDIA; NAPPORN, TEKO W.; KOKOH, KOUAKOU B. Insight into the Electrooxidation Mechanism of Ethylene Glycol on Palladium-Based Nanocatalysts: In Situ FTIRS and LC-MS Analysis. CHEMELECTROCHEM, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.