Busca avançada
Ano de início
Entree

Retorno econômico e pontos de equilíbrio na adoção de milho RI na região do médio Paranapanema - SP

Processo: 12/07883-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Maura Seiko Tsutsui Esperancini
Beneficiário:Franklin de Souza Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia de alimentos   Desenvolvimento rural   Equilíbrio econômico   Organismos geneticamente modificados   Avaliação econômica   Milho   Paranapanema (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação econômica | milho transgênico | ponto de nivelamento | Administração Rural

Resumo

Os aspectos econômicos da adoção da tecnologia de milho transgênico ainda não são amplamente estudados no Brasil, em função da comercialização recente das variedades transgênicas. Apesar disso, a taxa de adoção de sementes transgênicas para o milho (principalmente a RI - resistente a insetos) tem sido mais rápida que a da soja e do algodão no Brasil. Este fato é atribuído às vantagens econômicas que este tipo de semente traz ao produtor em termos de redução de uso de inseticidas e de aumento de produtividade, frente ao custo da tecnologia que é o maior custo da semente. Por outro lado, parte da literatura aponta que a tecnologia de milho RI só é viável economicamente a partir de determinados níveis de infestação, de aumento de produtividade, de preço do milho e de custos da semente transgênica. O objetivo deste estudo é, a partir de dados da literatura, estimar os pontos de nivelamento dos níveis de infestação (portanto da quantidade de inseticida utilizada), do aumento de produtividade, de preços do milho e de custos de semente a partir dos quais a tecnologia RI para milho passa a ser economicamente vantajosa para o produtor. Serão estimados para efeitos deste estudo, os pontos de nivelamento para cada variável considerada anteriormente, considerando as demais constantes. Portanto o ponto de nivelamento será aquele que iguala os benefícios incrementais aos custos incrementais da tecnologia RI. Os resultados apresentados devem servir de subsídio para tomada de decisão do produtor ao adotar esta tecnologia.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)