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Perfil dos pacientes até 18 anos atendidos pelo serviço aeromédico do Sistema RESGATE em Campinas - SP

Processo: 12/08978-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Gustavo Pereira Fraga
Beneficiário:Carina Fontana Francischini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ferimentos e lesões   Resgate aéreo   Perfil de saúde   Pacientes   Crianças e adolescentes   Campinas (SP)   Assistência ao paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aeromédico | pediátrico | Resgate | trauma | Trauma

Resumo

INTRODUÇÃO: O trauma é a chamada "doença negligenciada da sociedade moderna", uma doença com causas definidas e passíveis de prevenção, que resultam da exposição a uma força externa ou substância, com transferência de energia acima da tolerância do corpo. O "O Fórum Global da Assistência ao Trauma" chama atenção para o grande problema de saúde pública que é o trauma, sendo responsável pela morte de 5,8 milhões de pessoas por ano, com 90% dessas em países de média e baixa renda, além de ser uma importante causa de incapacidade física e perda econômica. O "Relatório Mundial Sobre Prevenção de Acidentes em Crianças" chama atenção do mundo sobre o impacto desta tragédia. Em 2004, 950.000 de crianças abaixo de 18 anos morreram por acidentes. Um estudo brasileiro revelou que do total de atendimentos emergenciais, 19,9% eram crianças de 0 a 19 anos. Além da prevenção, uma das recomendações do Relatório Mundial é prover à criança acidentada suporte adequado, com sistema de pré-hospitalar, atendimento específico para as crianças, assim como a produção de conhecimento. Sabe-se que a maioria das mortes por trauma ocorre em campo, e que a sobrevida do paciente de trauma depende do atendimento rápido. Fica clara a preocupação mundial com esse problema na "Sexagésima Assembleia Mundial de Saúde", considerando urgente o esforço internacional para melhorar o atendimento ao traumatizado, especialmente o sistema pré-hospitalar. Isto gerou a necessidade de melhorar o serviço de resgate de vítimas urgente, que atualmente é feito pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros. Neste contexto, o uso do resgate aeromédico revelou-se primordial em alguns centros urbanos, devido a sua rapidez e eficiência no atendimento. A utilização do transporte aeromédico no Brasil continua deficitária em relação à necessidade. Há muitas críticas na sua utilização, havendo a necessidade de estudar melhor esta ferramenta, já que é comprovado seu benefício do resgate aeromédico, pois garante ao paciente o atendimento definitivo em um centro de referência. Dessa forma, este estudo pretende analisar a demanda hospitalar de crianças traumatizadas, de até 18 anos, resgatadas pelo serviço aeromédico de Campinas pelo helicóptero "Águia" da Polícia Militar, e trazidas ao Hospital de Clínicas da UNICAMP. JUSTIFICATIVA: Demonstrar o perfil de pacientes, na faixa etária pediátrica, atendidos pelo resgate aeromédico, desde o início de suas atividades em Campinas, auxiliando na padronização de protocolos de atendimento. OBJETIVO Criar o perfil das crianças e jovens de 0 a 18 anos, atendidos pelo resgate aeromédico na cidade de Campinas desde o início das atividades. SUJEITOS E MÉTODOS: É um estudo prospectivo descritivo incluindo todos pacientes menores de 18 anos transportados pelo serviço de resgate aeromédico, desde julho de 2010, sendo analisados prontuários em relação aos seguintes dados: sexo, idade, local da ocorrência, horários do atendimento pré-hospitalar, procedimentos pré e intra - hospitalar, bem como as lesões encontradas, calculando-se os índices de trauma (RTS, ISS e TRISS), além de registrar a evolução, tempo de internação, complicações, e data de alta ou óbito. RESULTADOS ESPERADOS: Demonstrar que o atendimento aeromédico traz benefícios aos casos graves de trauma em pacientes entre zero e 18 anos de idade, e que a qualidade desse atendimento pode melhorar e trazer sugestões para sua melhora, através da análise dos dados acima referidos.

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