Busca avançada
Ano de início
Entree

A comunicação científica divulgada em periódicos de acesso livre e restrito. uma análise de modelos de gestão editorial

Processo: 11/15623-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Eduardo Henrique Diniz
Beneficiário:Luisa Veras de Sandes-Guimarães
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação científica   Informação científica   Publicações eletrônicas   Periódicos eletrônicos   Tecnologias da informação e comunicação   Acesso à informação   Política editorial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso à informação científica | Comunicação Científica | modelos de gestão editorial | políticas públicas de apoio à publicação de periódicos | Tecnologias Da Informação E Comunicação | Governo e Sociedade Civil em Contexto Subnacional

Resumo

A criação e popularização da Internet têm provocado sérias mudanças no campo da comunicação. Especificamente na comunicação científica, o uso do meio eletrônico permite agilizar as etapas do processo editorial, bem como facilitar a criação, disseminação, pesquisa e uso de informação científica. Entretanto, a incorporação de tecnologias é também desafiadora, pois exige diversas mudanças no modelo de gestão das revistas científicas, que é composto basicamente por aspectos científicos, financeiros e administrativos que conjuntamente objetivam alcançar maior impacto do periódico no meio acadêmico. A presente pesquisa tem como principal objetivo avaliar em que medida o modelo de gestão editorial de periódicos científicos (especificamente da área de Administração) influencia no impacto da publicação. Utilizará principalmente métodos de pesquisa documental, entrevista e análise bibliométrica para identificação do contexto, descrição dos modelos de gestão editorial e cálculo do impacto dos periódicos a serem selecionados para o estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)