Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação conceitual frente experimentação no ensino de química

Processo: 12/03899-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bueno Filho
Beneficiário:Marcelo Gouveia Nascimento
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Experimentação   Ensino de química   Formação de conceito   Teoria dos campos (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:experimentação | habilidades cognitivas | Teoria dos Campos Conceituais | Ensino de Química

Resumo

O presente projeto tem como objetivo estudar o processo de formação de conceitos frente experimentações investigativas de Química Orgânica em alunos de ensino superior. Com base nos preceitos da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud pretende-se identificar os invariantes operatórios demandados por estes alunos e estudar como estes elementos cognitivos se relacionam entre si durante o processo de transposição diante de situações conceitualmente análogas. Deste modo alunos matriculados na disciplina Práticas de Química Verde oferecida pela UFABC serão investigados com vistas à resolução de problemas com conteúdos químicos que envolvam habilidades cognitivas de baixa (LOCS) e de alta ordem (HOCS) na acepção dos trabalhos de Uri Zoller. Os dados serão registrados em áudio e vídeo e os recursos orais e gestuais transcritos e codificados com o auxílio do software Transana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)