Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento de dominância dos equinos em sistema extensivo ou semi-intensivo durante a suplementação de concentrado em cochos individuais

Processo: 12/12192-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:José Nicolau Prospero Puoli Filho
Beneficiário:Marina Pagliai Ferreira da Luz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Comportamento agressivo   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agressividade | cocho | comportamento | equinos | Etologia

Resumo

Um dos principais problemas emergentes na criação de equinos em sistema semi-intensivo ou extensivo são os distúrbios comportamentais decorrentes da inibição e limitação de seus hábitos e comportamentos naturais; pode-se citar a agressividade e competição pelo alimento culminante da invasão de espaço (zona de perigo) dos animais alimentados em cocho. É necessário procurar entender as bases etológicas do animal em relação a sua evolução e o meio em que vive para definir, de forma racional, seu manejo e criação, respeitando suas necessidades fisiológicas e comportamentais, para assim, atingir com eficiência o sucesso no empreendimento. Frente a isso, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar se a razão entre o número de cochos e o número de cavalos, a altura dos cochos e a distância entre os mesmos afetam as variáveis relacionadas à agressividade dos animais durante a suplementação de concentrado, tais como comportamentos de arrancada, coices, mordidas e orelha murcha. Serão utilizados 8 equinos, machos e sem raça definida, distribuídos em 2 blocos, cada um de 8 dias consecutivos de observação (amostragem focal e repetição do comportamento), e repetição dos tratamentos para as variáveis: distância, razão entre os cochos e cavalos e altura do cocho, sendo estes submetidos a um processo de aleatorização. O Desenvolvimento da pesquisa refere-se a uma proposta de manejo alimentar alternativo, visando o bem-estar animal e a economia de investimentos substanciais na produção de equinos, tornando-a acessível a criadores de menor poder aquisitivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUZ, MARINA P. P.; MAIA, CAROLINE M.; PANTOJA, JOSE CARLOS E.; NETO, MARCOS CHIQUITELLI; PUOLI FILHO, JOSE NICOLAU P.. Feeding Time and Agonistic Behavior in Horses: Influence of Distance, Proportion, and Height of Troughs. Journal of Equine Veterinary Science, v. 35, n. 10, p. 843-848, . (12/12192-9)
LUZ, M. P. F.; MAIA, C. M.; ARRUDA, L. A. S.; DELAGRACIA, M. F.; FILHO, J. N. P. P.. Preference for heights of feeding troughs in mares: a pilot study. ANIMAL WELFARE, v. 28, n. 2, p. 205-214, . (12/12192-9)