Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo cromossômico na tribo Dalbergieae sensu Klitgaard & Lavin (2005), com ênfase no clado informal Dalbergia (Leguminosae, Papilionoideae)

Processo: 12/16799-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Eliana Regina Forni Martins
Beneficiário:Ana Laura Garcia Leme
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/19132-6 - Estudo cromossômico na tribo Dalbergieae sensu Klitgaard & Lavin (2005), com ênfase no clado "informal" Dalbergia (Leguminosae, Papilionoideae) e na aplicação de técnicas moleculares para a obtenção de novas sondas para a hibridação de DNA in situ, AP.R
Assunto(s):DNA satélite   Citogenética vegetal   Evolução vegetal   Citotaxonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bac | Cariótipos | DNA satélite | Evolução | Microssatélites | Citogenética Vegetal

Resumo

Para se atingir o objetivo proposto, que é o estudo citotaxonômico do clado informal Dalbergia mediante a caracterização cariotípica com técnicas de coloração convencional, bandamento e hibridação de DNA in situ (FISH), a rotina no laboratório será facilitada pela participação de uma bolsista de treinamento técnico. Essa participação é particularmente importante na preparação de sondas variadas, obtidas mediante diferentes técnicas e fontes, o que será uma inovação importante nos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Laboratório de Biossistemática/IB/UNICAMP. O trabalho laboratorial vem sendo feito de forma intensiva no ano de 2011 e pretende-se obter um maior número de sondas para a FISH. O estudo não ficará restrito à utilização de sondas de genes de DNA ribossomais (45S e 5s), de uso já rotineiro na literatura. Serão buscadas sondas que tragam maior contribuição para a diferenciação cromossômica qualitativa dos taxa em estudo, como por exemplo: - sondas de DNA satélite, que serão isoladas, preferencialmente, do genoma de espécies de Aeschynomene; - sondas de SSR (microssatélites), obtidas a partir da biblioteca de SSR desenvolvida em A. falcata, configurando uma nova abordagem na obtenção de sondas; - sondas de sequências de cópia única, obtidas a partir de biblioteca de BACs de Phaseolus, para tentar o reconhecimento individual de cada par cromossômico, como também a comparação dos mapas cromossômicos entre gêneros de Leguminosae. O projeto já se encontra em seu segundo ano de desenvolvimento e as atividades a serem desenvolvidas pela bolsista consistem em: - Preparo de soluções; Confecção de lâminas citogenéticas a partir de técnicas convencionais (Giemsa e Bandamento Cromossômico) e moleculares (Hibridização in situ); - Preparação de sondas para Hibridização in situ, a partir de microssatélites e de sequências de cópia única; Cultivo de bactérias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)