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Conformação dos fundos de vale no tecido urbano das cidades do Oeste paulista: linha Noroeste

Processo: 12/14636-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Norma Regina Truppel Constantino
Beneficiário:Maria Olívia de Callis Simões
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura paisagística   Rios   Ferrovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fundos de vale | História da Cidade | Paisagismo | Rios Urbanos | Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo

Resumo

As cidades formadas no Oeste Paulista no final do século XIX e início do século XX apresentam, ainda hoje, uma paisagem bastante homogênea, não só quanto ao aspecto da paisagem natural, mas também quanto à forma de ocupação e o desenho urbano. Observa-se que uma série de cidades foram implantadas próximas aos rios, e outras no espigão divisor de bacias hidrográficas. Uma hipótese a ser analisada é a da permanência das áreas livres ao longo dos cursos d´água - antes importantes marcos divisores das fazendas que deram origem ao tecido urbano - podendo ser considerados referenciais históricos, mas apresentando-se como lugares degradados e sem identidade. A implantação de uma rede de cidades paulistas na primeira metade do século XX pode ser considerada como um marco no planejamento urbano, apesar de não serem utilizadas técnicas ou instrumentos inovadores. O objetivo maior era obter um rápido retorno do investimento feito. O recorte geográfico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, assim, é o estudo de áreas de fundos de vale em quatro cidades paulistas, situadas ao longo de um dos ramais ferroviários - a Noroeste - pesquisando o estado atual, analisando a questão das permanências, a forma de ocupação, a sua inserção nos Planos Diretores Participativos e outras legislações municipais e as relações existentes entre os habitantes da cidade com os rios e córregos urbanos. As cidades escolhidas foram ponta de linha da ferrovia: Lins, Penápolis, Botucatu e Araçatuba. (AU)

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