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Inovação nas indústrias culturais na era digital. Um estudo de caso das empresas eletrônicas da indústria fonográfica brasileira

Processo: 12/10549-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Eduardo Vicente
Beneficiário:Leonardo Gabriel de Marchi
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria fonográfica   Sociologia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:economia política da comunicação | Indústria Fonográfica | indústrias culturais | sociologia econômica | tecnologias digitais da comunicação | Economia política da comunicação

Resumo

Neste projeto, propõe-se analisar a inovação nas indústrias culturais em um contexto de digitalização de bens culturais, através do estudo de caso de empresas brasileiras que trabalham com conteúdos relacionados à música nas redes digitais de comunicação, ou empresas eletrônicas fonográficas. Parte-se da premissa de que as redes digitais de comunicação se tornam um mercado estratégico para a indústria fonográfica e que, nele, as empresas eletrônicas se convertem nos agentes que estabelecem relações comerciais entre produtores de conteúdo digital (músicos e/ou gravadoras) e consumidores (indivíduos e/ou empresas), inovando na oferta de serviços e produtos. No entanto, sua condição de intermediários impõe limites para seu funcionamento, influenciando o processo de inovação. Propõem-se, assim, duas hipóteses. A primeira é que a inovação depende não da tecnologia de que uma empresa eletrônica dispõe, mas da capacidade que possui de negociar com os tradicionais agentes da indústria fonográfica a posse de catálogos. A segunda é que essas negociações tendem a reproduzir as divisões de poder que estruturam o mercado de discos físicos no entorno digital, criando uma divisão do trabalho entre as empresas eletrônicas. Adotando uma abordagem sociológica do funcionamento dos mercados de comunicação e de cultura, o objetivo da pesquisa será demonstrar que a inovação na atual conjuntura da indústria fonográfica não depende apenas de condições tecnológicas, mas de fatores culturais e institucionais historicamente determinados.

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