Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de Sistemas de Medição Considerando Custo, PMUs e Critérios Técnicos de Confiabilidade (observabilidade, redundância de medidas, múltiplas topologias e processamento de erros grosseiros)

Processo: 12/13460-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Joao Bosco Augusto London Junior
Beneficiário:Alex Andrius Cecchim Bozz
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/01035-7 - Análise e controle de sistemas elétricos de potência, AP.TEM
Assunto(s):Processamento de erros grosseiros   Estimação de estado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estimacao de estado | Índice UI | Medidas Fasoriais Sincronizadas | Processamento de Erros Grosseiros | Projeto de sistemas de medição | Estimação de Estado

Resumo

Pesquisas recentes indicam que sistemas de medição observáveis e com índices adequados de redundância local de medidas, isto é, isentos de medidas críticas e de conjuntos críticos de medidas, não possibilitam a detecção de erros grosseiros, mesmo na ocorrência de apenas um erro grosseiro (erro grosseiro simples). Isto em razão da existência de medidas redundantes que possuem a características de não refletirem seus erros nos resíduos do processo de estimação de estado, ou seja, medidas que, de certa forma, "mascaram seus erros". Consequentemente, erros em tais medidas podem passar despercebidos pelo processo de detecção e identificação de erros grosseiros, causando um grande impacto nas estimativas obtidas. Propõe-se, neste projeto de mestrado, o desenvolvimento e implantação, em computador, de uma metodologia para projeto de sistemas de medição confiáveis, para efeito de estimação de estado em sistemas elétricos de potência, que vai considerar não apenas os critérios técnicos supracitados (observabilidade e redundância local de medidas), mas também o custo para aquisição e instalação de medidores e de Unidades Terminais Remotas e o problema das medidas que "mascaram seus erros". Para isso, pretende-se utilizar como base a metodologia para projeto e fortalecimento de sistemas de medição baseada em algoritmos evolutivos e na análise da matriz HDt e o chamado Índice de Não-Detecção de Erros, ou, simplesmente, UI (Undetectability Index), que possibilita a classificação das medidas de acordo com as suas características de não refletirem (ou mascararem) grande parcela de seus erros nos resíduos do processo de estimação de estado. Será investigada ainda a possibilidade de obtenção de sistemas de medição confiáveis fazendo uso de medidas convencionais e de medidas fasoriais sincronizadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOZZ, Alex Andrius Cecchim. Metodologia para projeto de sistemas de medição confiáveis para estimação de estado considerando custo, medidas convencionais, fasoriais sincronizadas e índice UI via Algoritmo Evolutivo e Matriz HΔt. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.