Busca avançada
Ano de início
Entree


Metodologia para projeto de sistemas de medição confiáveis para estimação de estado considerando custo, medidas convencionais, fasoriais sincronizadas e índice UI via Algoritmo Evolutivo e Matriz HΔt

Texto completo
Autor(es):
Alex Andrius Cecchim Bozz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
João Bosco Augusto London Junior; Eduardo Nobuhiro Asada; George Lauro Ribeiro de Brito
Orientador: João Bosco Augusto London Junior
Resumo

Esta dissertação trata do problema de projeto e fortalecimento de sistemas de medição, para efeito de estimação de estado em sistemas elétricos de potência. São dois os objetivos principais desta dissertação. O primeiro é o desenvolvimento e implementação, em computador, de uma metodologia para projeto e fortalecimento de sistemas de medição confiáveis que fazem uso de medidas convencionais obtidas pelo sistema SCADA e de medidas fasoriais sincronizadas. Haja vista a existência de medidas redundantes que apresentam a característica de não refletirem grande parcela de seus erros nos resíduos do estimador por mínimos quadrados ponderados, definidas em (BENEDITO et al., 2013) como medidas com elevado índice UI, o segundo objetivo desta dissertação é o desenvolvimento e implantação, em computador, de uma metodologia para projeto e fortalecimento de sistemas de medição confiáveis que, além de considerar os critérios técnicos de confiabilidade para efeito de estimação de estado, considere também o índice UI das medidas. A metodologia possibilita a obtenção de sistemas de medição confiáveis formados por medidas com índice UI baixo. Para o desenvolvimento das metodologias propostas são utilizados como base algoritmo evolutivo monobjetivo e o método para projeto de sistemas de medição que faz uso da chamada matriz HΔT, que é obtida via um processo de fatoração triangular da matriz jacobiana transposta do estimador de estado por mínimos quadrados ponderados. (AU)

Processo FAPESP: 12/13460-7 - Projeto de Sistemas de Medição Considerando Custo, PMUs e Critérios Técnicos de Confiabilidade (observabilidade, redundância de medidas, múltiplas topologias e processamento de erros grosseiros)
Beneficiário:Alex Andrius Cecchim Bozz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado