Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações Parafrásticas e o ensino e aprendizagem de línguas

Processo: 12/14200-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 26 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marilia Blundi Onofre
Beneficiário:Jacqueline Jorente
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/07324-9 - Paráfrase como processo de tradução, BE.EP.PD
Assunto(s):Léxico   Enunciação   Linguagem   Ensino   Línguas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Enunciação | Léxico | Linguagem | Línguas | Relações Parafrásticas | Teoria e Análise Linguística

Resumo

Este projeto fundamenta-se pela articulação entre Linguística e ensino de línguas estabelecida por princípios enunciativos e consiste, mais especificamente, em propor a atividade parafrástica como mecanismo linguístico a ser aplicado como recurso didático para promover o desenvolvimento linguístico-cognitivo de alunos. Propomos recuperar dados e resultados de pesquisas realizadas na iniciação científica e no doutorado, que permitiram abordar as relações sinonímicas em redações de vestibulandos. A fundamentação teórica baseia-se em uma aproximação entre a "Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas", de A. Culioli, e o ensino de línguas, proposta por Rezende (2000a), que defende uma articulação entre gramática e produção e interpretação de textos na escola. Nossa ideia é apresentar uma direção de trabalho com léxico em sala de aula de modo a operacionalizar reflexões sobre a questão lexical sob uma perspectiva enunciativa, que fizemos ao longo de nosso trajeto como pesquisadora. A hipótese é que tal operacionalização poderia basear-se na aplicação das relações parafrásticas como método de ensino. O conceito de paráfrase que se adota permite que se olhe não apenas para a aproximação entre termos, mas sobretudo para as diferenças entre o aparentemente próximo. Partindo dessa ideia, vislumbra-se como possível o desenvolvimento de um trabalho com léxico que seria um indicativo de atividades a partir da apresentação de ocorrências típicas, que seriam representativas de um mecanismo linguístico gerador. O projeto pretende contribuir efetivamente com o grupo de pesquisa "Articulação entre linguagem e línguas naturais no processo de ensino-aprendizagem"(UFSCar), à medida que a temática em questão alinha-se com os demais projetos nessa mesma área.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)