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Análise custo-benefício de ondulações transversais e "lombadas eletrônicas" no Brasil

Processo: 12/17753-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:José Vicente Caixeta Filho
Beneficiário:Florian Immanuel Schumacher
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Análise custo-benefício   Segurança no trânsito
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Custo-Benefício | Brasil | lombada | ondulação transversal | redutor eletrônico de velocidade | segurança de trânsito | Economia dos Transportes

Resumo

Dado o grande impacto econômico e social dos acidentes de trânsito no Brasil, a expectativa de aumento desse impacto no médio prazo, a eficácia comprovada de medidas de controle de velocidade em reduzir acidentes de trânsito, o uso frequente de algumas dessas medidas no Brasil, a falta de estudos sobre o impacto econômico dessas medidas no Brasil e a inaplicabilidade das análises de custo-benefício realizadas em outros países para a realidade brasileira, o objetivo deste estudo é fazer uma avaliação econômica das intervenções de segurança viária "ondulação transversal" e "lombada eletrônica" no Brasil. Pretende-se desenvolver um método para avaliar o custo-benefício destas intervenções de segurança viária com base em um conjunto reduzido de parâmetros e avaliar sob quais condições de velocidade de fluxo livre, volume de tráfego e quantidade de acidentes cada intervenção custo-efetiva. Esta pesquisa busca auxiliar o estabelecimento de critérios bem definidos e cientificamente fundamentados para o uso de medidas de controle da velocidade de trânsito no Brasil e fornecer subsídios aos formuladores de políticas de trânsito e de saúde pública para que estes possam adotar medidas mais eficazes em reduzir o número e a gravidade dos acidentes de trânsito, menos custosas em termos da poluição do ar e da mobilidade urbana, e mais eficientes do ponto de vista econômico. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHUMACHER, Florian Immanuel. Análise custo-benefício de ondulações transversais e redutores eletrônicos de velocidade no Brasil. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.