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Análise custo-benefício de ondulações transversais e redutores eletrônicos de velocidade no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Florian Immanuel Schumacher
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Vicente Caixeta Filho; Daniela Bacchi Bartholomeu Bonato; Silvia Helena Galvao de Miranda
Orientador: Jose Vicente Caixeta Filho
Resumo

Dado o grande impacto econômico e social dos acidentes de trânsito no Brasil, a eficácia comprovada de medidas de controle de velocidade em reduzir acidentes de trânsito, o uso frequente de algumas dessas medidas no Brasil, a falta de estudos sobre o impacto econômico dessas medidas no Brasil e a especificidade regional das análises de custo-benefício, o objetivo deste estudo é fazer uma avaliação econômica das intervenções de segurança viária ondulação transversal e redutor eletrônico de velocidade no Brasil. Desenvolve-se um método para avaliar o custo-benefício destas intervenções de segurança viária para um conjunto de condições de tráfego definidas pelas variáveis velocidade de fluxo livre, volume de tráfego e quantidade de acidentes com vítima, e avalia-se sob quais dessas condições cada intervenção é custo-eficiente. Os resultados mostram que a relação custo-benefício dos dispositivos redutores de velocidade depende fortemente da acidentalidade do local de implementação e que os dispositivos são tanto mais custo-eficientes quanto maior for a acidentalidade e quanto menor for o volume de tráfego. (AU)

Processo FAPESP: 12/17753-9 - Análise custo-benefício de ondulações transversais e "lombadas eletrônicas" no Brasil
Beneficiário:Florian Immanuel Schumacher
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado