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Exploração da estrutura matricial específica no problema do pré-despacho

Processo: 12/21122-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira
Beneficiário:José Federico Vizcaino González
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/06822-4 - Solução eficiente de problemas de de programação linear e quadrática de grande porte, AP.TEM
Assunto(s):Métodos de pontos interiores   Programação quadrática   Programação linear   Fluxo de potência ótimo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluxo de Potência Ótimo DC | Métodos de Pontos Interiores | Pré-Despacho | Programação quadrática | sistemas de potência | Sistemas Lineares de Grande Porte | Programação Linear

Resumo

Os métodos de pontos interiores primais-duais serão desenvolvidos para o problema de minimização das perdas na geração e transmissão do pré-despacho DC de um sistema de potência hidroelétrico onde ocorrem manobras programadas e as restrições de segurança, rampa e reserva de energia adicionais às leis de Kirchhoff devem ser respeitadas. A estrutura matricial resultante será explorada objetivando uma implementação eficiente. As manobras programadas são necessárias para adaptar a rede de transmissão à variação da carga ao longo do dia. As restrições de segurança, procuram prevenir as contingências mais importantes, a reserva de energia além de contemplar cargas imprevistas, também aumenta a segurança. Finalmente, as restrições de rampa permitem as geradoras termoelétricas alterarem a produção ao longo do tempo. A consideração de todas estas características aproximam o modelo do problema de pré-despacho do Sistema Interligado Nacional de acordo com o Operador Nacional do Sistema. A implementação dos métodos de pontos interiores a serem desenvolvidos será comparada com uma implementação para o problema de pré-despacho que não considera manobras e estas restrições em conjunto, no que diz respeito à qualidade da solução e à eficiência computacional. (AU)

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