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Métodos de pontos interiores aplicados ao pré-despacho de um sistema hidroelétrico com restrições de segurança e manobras

Processo: 13/27015-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira
Beneficiário:Maria Cristina Tiemi Hamada Cogubum
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/06822-4 - Solução eficiente de problemas de de programação linear e quadrática de grande porte, AP.TEM
Assunto(s):Programação linear   Métodos de pontos interiores   Sistemas lineares   Sistemas elétricos de potência

Resumo

Os métodos de pontos interiores serão desenvolvidos para o problema de minimização das perdas na geração e transmissão do pré-despacho DC de um sistema de potência hidroelétrico onde ocorrem manobras programadas e restrições de segurança. A estrutura matricial resultante será explorada objetivando uma implementação eficiente. Uma vez que a demanda de energia varia ao longo do dia, a geração de energia deve acompanhar a variação da carga. Com a variação da demanda, se faz necessário realizar algumas manobras programadas para adaptar a rede de transmissão a esta carga possibilitando atendê-la com eficiência e mantendo o sistema estável. As restrições de segurança, por sua vez, procuram prevenir as contingências mais importantes relacionadas à queda de uma linha, desligamento de um gerador e violação do limite de capacidade em gargalos conhecidos. A consideração de manobras e restrições adicionais aproxima o modelo do problema de pré-despacho do sistema brasileiro de acordo com o Operador Nacional do Sistema. A implementação a ser desenvolvida será comparada com uma implementação para o problema de pré-despacho que não considera manobras e restrições adicionais, no que diz respeito à qualidade da solução e à eficiência computacional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

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