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Concepção de ciências no currículo São Paulo faz escola e nas práticas docentes

Processo: 12/17633-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Iraide Marques de Freitas Barreiro
Beneficiário:Caio César Corrêa Blóis
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Currículos e programas   Formação de professores   Rendimento escolar   Práticas pedagógicas   Análise de conteúdo   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciências | curriculo | prática docente | São Paulo faz Escola | Currículo de ciências

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar a relação existente entre as concepções de ciências do currículo "São Paulo faz escola" e a concepção de ciências predominante nas práticas docentes dos professores da disciplina, em uma escola pública com o maior desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2010 em "ciências e ciências da natureza", do Ensino Fundamental, na cidade de Assis. A nova proposta curricular foi implantada em 2008 no estado de São Paulo, com a finalidade de unificar o currículo de todas as disciplinas na rede pública de ensino. Desde então muitas controvérsias e problemas têm surgido no cotidiano escolar. Na disciplina de ciências, os docentes têm dificuldades em trabalhar com formas interdisciplinares de conhecimento, previstas no atual currículo, que priorizam as transformações do mundo contemporâneo em relação ao avanço da ciência e da tecnologia, paralelamente às mudanças ocasionadas na natureza, rompendo, desse modo, com concepções e práticas conservadoras. A metodologia adotada é o "estudo de caso", combinada com a análise de conteúdo, que conta com a adoção de três procedimentos para a coleta de dados: observação, entrevista e análise de documentos, tendo em vista os significados culturais da escola e do grupo participante, como gestores, professores e alunos. Pretende-se compreender as razões de tal desempenho de modo contextualizado para uma maior compreensão do currículo de ciências, ao proporcionar reflexões teóricas, curriculares e da prática docente.(AU)

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