Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da interatividade nas transformações da sociabilidade

Processo: 12/12015-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Lucia Santaella Braga
Beneficiário:Anyzaura Vieira Voltolini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia   Interatividade   Sociabilidade   Comunicação digital   Cibercultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cibercultura | Comunicação | Interatividade | sociabilidade | tecnologia | Comunicação Digital

Resumo

Os avanços tecnológicos propiciados pelas mídias digitais trouxeram como magna novidade a introdução da interatividade no processo comunicativo contemporâneo. Fundamental na conversação verbal, a interatividade havia desaparecido das outras mídias, ressurgindo agora na comunicação em rede com características inusitadas. A partir do devido aprofundamento nos múltiplos aspectos da questão da interatividade nas mídias digitais, este projeto propõe estudar as transformações que a interatividade está trazendo para os processos de socialização. A análise teórica empreendida por Muniz Sodré (2010) e Alex Primo (2007) introduz um novo conceito comunicativo que tem sua base na interação, quando os novos recursos tecnológicos afetam sobremaneira o comportamento dos interagentes, questão que será abordada por meio das discussões sobre a virtualização do ethos cotidiano de Pierre Lévy, além de suas considerações sobre hipercorpo, êxodo e desterritorialização. À luz desses e outros teóricos, o interesse desta pesquisa é o de discutir os atuais processos de reflexividade comunicacional, ou seja, aqueles capazes de proporcionar uma relação interacional, circular, recíproca e instantânea com uma constante ressignificação dos tradicionais conceitos e princípios da relação entre emissão e recepção. A interatividade vem a ser um foco importante no desenvolvimento comunicativo informacional, trazendo novos hábitos, costumes e valores, transgredindo limites e impulsionando à transformação na sociabilidade. Essa é a hipótese com que trabalharemos. A metodologia irá cotejar os conceitos teóricos com a observação do comportamento interativo que se realiza nos blogs e nas redes sociais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)