Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilidade da arquitetura do tecido ósseo e gengival após a reabilitação imediata com implantes em alvéolos frescos enxertados

Processo: 12/20041-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Elcio Marcantonio Junior
Beneficiário:Fausto Frizzera Borges Filho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Implantodontia   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Implantes dentários   Prótese dentária   Gengiva

Resumo

Com a evolução das técnicas cirúrgicas, dos materiais de enxertia e dos sistemas de prótese a reabilitação dentária pôde ser realizada com implantes e provisórios imediatamente após a remoção do dente a ser extraído. O objetivo deste estudo é avaliar em humanos a estabilidade do contorno do tecido ósseo e gengival após a instalação de um implante e provisório imediato (IPI) em alvéolos frescos, enxertados com Mucograft®, Bio-Gide® e Bio-Oss Collagen®. Para realização deste estudo serão selecionados 30 pacientes da Faculdade de Odontologia de Araraquara com biotipo gengival fino que possuam um pré-molar, canino ou incisivo superior indicado para exodontia e que estejam aptos a receber um IPI. Os pacientes serão aleatorizados em três grupos com 10 pacientes cada, dependendo do enxerto que receberão no momento da cirurgia: Grupo Controle - Bio-Oss Collagen® + Bio-Gide®; Grupo Conjuntivo - Bio-Oss Collagen® + enxerto de tecido conjuntivo subepitelial; Grupo Mucograft - Bio-Oss Collagen® + Bio-Gide® + Mucograft®. Os dados clínicos e fotográficos serão coletados ao início do estudo, aos 6 e 12 meses após o procedimento cirúrgico. Serão realizados exames de índice de placa modificado, índice gengival, altura e espessura de gengiva queratinizada, nível gengival, biotipo gengival, sangramento marginal e a sondagem, assim como mensurações digitais da altura de margem gengival, e das papilas mesial e distal. Para verificação da estrutura óssea e gengival inicial e após os enxertos serão realizados exames tomográficos no início do estudo e após o procedimento cirúrgico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRIZZERA, FAUSTO; DE FREITAS, RUBENS MORENO; MUNOZ-CHAVEZ, OSCAR FERNANDO; CABRAL, GUILHERME; SHIBLI, JAMIL AWAD; MARCANTONIO JR, ELCIO. Impact of Soft Tissue Grafts to Reduce Peri-implant Alterations After Immediate Implant Placement and Provisionalization in Compromised Sockets. INTERNATIONAL JOURNAL OF PERIODONTICS & RESTORATIVE DENTISTRY, v. 39, n. 3, p. 381-390, MAY-JUN 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.