Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do glyphosate sobre o crescimento, absorção e translocação de fósforo em plantas de eucalipto.

Processo: 11/20705-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 10 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Pedro Luis da Costa Aguiar Alves
Beneficiário:Fernanda Campos Mastrotti Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Matologia   Fósforo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eucalyptus sp | fósforo | glyphosate | Matologia

Resumo

O fósforo é um elemento essencial para as plantas, como um componente estrutural dos ácidos nucléicos e fosfolipídios, sendo também fundamental para a fotossíntese. A mobilização do fosfato dentro da planta é um processo complexo e dependente de numerosos transportadores para a sua absorção e translocação. O glyphosate é um herbicida muito utilizado em eucalipto, e pesquisas citam que esse herbicida pode ser conduzido por um transportador de fosfato. (DENIS & DELROT, 1993; MORIN et al, 1997;GODOY, 2007). O objetivo deste trabalho será avaliar o efeito de subdoses de glyphosate na absorção e translocação de fósforo em dois clones de eucalipto (Eucalyptus urograndis). Experimentos serão conduzidos em ambiente sem proteção (substrato) e em câmara de crescimento (hidroponia). Os tratamentos em substrato serão constituídos de adubação com três doses de fósforo (1/2 X, X e 1 1/2X mg. L-1 de fósforo, respectivamente, em que X corresponderá a dose recomendada) e oito doses de glyphosate (0; 3,6; 7,2; 18; 36; 72; 180 e 360 g de e. a. ha-1). Já o experimento em hidroponia manterá as doses de fósforo citadas anteriormente, e os tratamentos com glyphosate serão correspondentes a 0; 0,5; 2,5, 5,0; 25 e 50 % da dose de equivalente ácido de glyphosate recomendada para a cultura. Aos 0, 7, 14, 21, 28 e 35 dias após a aplicação do herbicida (DAA) serão avaliados a altura, o diâmetro do caule, o teor relativo de clorofila total e a eficiência quântica do fotossistema II. Aos 0, 14 e 28 (DAA) serão avaliadas a taxa de fotossíntese líquida e a condutância estomática. Aos 35 DAA as plantas de eucalipto serão cortadas e a área foliar mensurada. Raízes, caule e folhas serão separados para obtenção da massa seca. Após pesado, o material será triturado e amostras serão encaminhadas para determinação dos teores de macro e micronutrientes. Os dados obtidos nas avaliações serão submetidos à análise de variância pelo teste F e, para comparação das médias, utilizar-se-á o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os estudos de absorção e translocação de glyphosate serão realizados a partir de suspensões com cultura de células provenientes dos dois clones de Eucalyptus urograndis estudados anteriormente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Fernanda Campos Mastrotti. Efeitos do glyphosate e do fósforo em eucalipto. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.