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Análise da interação terapeuta-cliente e supervisão de estágio: implicações para a formação de terapeutas

Processo: 12/21855-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Karina Ferraz Tozze
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia clínica   Terapeutas   Interação   Técnicas psicológicas   Consentimento esclarecido
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de terapeutas | interação terapêutica | Supervisão de Estágio | Psicologia Clínica

Resumo

A supervisão de estágio em Psicologia Clínica se mostra como instrumento fundamental para o processo de formação do futuro terapeuta. Desenvolver habilidades terapêuticas no aluno/estagiário é um dos papéis que o supervisor deve exercer. Compreender a função do supervisor de estágio nesse contexto é um dos objetivos dessa pesquisa, além de analisar a importância e efetividade da supervisão. Para isso, serão analisadas sessões de atendimento clínico de estagiários em Terapia Comportamental, logo que iniciam o estágio, no primeiro semestre e no início do segundo semestre do ano letivo. O objetivo é o de comparar as interações terapêuticas nas duas primeiras sessões de intervenções do primeiro semestre com as do segundo. Essas sessões tem o objetivo de identificar queixas e outras dificuldades e de descrever as contingências envolvidas, antes de acordar, com o cliente, o plano de tratamento. Após passarem por um semestre de supervisão, serão analisadas novamente a primeira e a segunda sessões de atendimento do mesmo estagiário, mas com outro cliente, no início do segundo semestre. Participarão da pesquisa doze estagiários em Terapia Comportamental. As sessões serão gravadas em áudio. Terapeutas e clientes assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido. O conteúdo das gravações será categorizado por dois observadores independentes que passarão por treinamento ao uso de um sistema de categorização dos comportamentos do terapeuta e do cliente, utilizando um protocolo de observação e um software para análise dos dados. O estudo pretende identificar quais comportamentos o terapeuta aprende em um semestre de supervisão em psicologia clínica analítico comportamental de forma a subsidiar a formação de novos terapeutas.(AU)

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