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Ressonâncias das práticas de observação e intervenção da relação mãe-bebê no contexto brasileiro: um estudo bibliográfico nas décadas de 1990 e 2000

Processo: 12/22136-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jorge Luís Ferreira Abrão
Beneficiário:Camila Rippi Moreno
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | História | Psicanálise | Relaçâo mãe-bebê | História da Psicanálise

Resumo

Das formulações iniciais de Freud até os dias atuais, a psicanálise sofreu sensíveis ampliações em sua técnica, desbravando novas fronteiras e expandindo sua abrangência clínica, tornando possível observar e intervir na relação mãe-bebê. O esclarecimento da importância do vínculo maternal e do papel da mãe no desenvolvimento da criança veio a ganhar relevância especialmente com as circunstâncias da Segunda Guerra Mundial, sendo publicado desde então, diversos estudos acerca desse fenômeno. No Brasil, o nascimento da clínica psicanalítica com bebês se da junto ao contexto da difusão da psicanálise de crianças, por meio do espaço propício para a introdução de ideias relativas à observação de bebês estruturada por Esther Bick, iniciado na década de 1950 e concretizada na década de 1960 e 1970 pela difusão e utilização de seu método em vários trabalhos em diferentes contextos clínicos. A partir da década de 1990, outros modelos teóricos capitaneados por diferentes autores na psicanálise, passaram a ser difundidos no Brasil. A presente pesquisa, sustenta-se na hipótese de que diferentes modelos teóricos psicanalíticos relativos a observação e intervenção da relação mãe e bebê representam influências teóricas presentes na psicanálise brasileira, relativa às práticas de observação e intervenção na relação mãe e bebê que aqui se desenvolveram por intermédio de autores nacionais, tornando-se assim, relevante uma investigação mais apurada sobre a influência que esses modelos exerceram sobre o universo psicanalítico nas últimas duas décadas. Desta forma, o presente estudo pretende responder as seguintes indagações: 1. Identificar os autores nacionais que tem empregado modelos psicanalíticos dedicados à observação e intervenção na relação mãe e bebê em seus trabalhos clínicos. 2. Reconhecer em quais contextos clínicos a observação e intervenção na relação mãe e bebê estão sendo empregados por autores Brasileiros. 3. Compreender os principais desdobramentos dos modelos teóricos acerca da observação e intervenção na relação mãe e bebê por intermédio dos autores Brasileiros. Para alcançar os objetivos, será realizado o levantamento da produção de artigos nacionais, nas duas últimas décadas, que apresentem descritores relacionados à observação e intervenção na relação mãe e bebê, na biblioteca eletrônica SciELO - Scientific Electronic Library Online, para que esses sejam lidos por completo, e assim ocorra sua análise, usando o método "Estado da Arte" para essa finalidade. Partindo desse levantamento, esperamos sistematizar a produção psicanalítica brasileira sobre o tema de observação e intervenção mãe e bebê, nas últimas duas décadas, de forma a compreender as influências teóricas e atividades práticas desenvolvidas. (AU)

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