Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção audiovisual no processo de ensino-aprendizagem em Geografia: estudo de caso na Escola Josepha Cubas

Processo: 12/23549-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Márcia Cristina de Oliveira Mello
Beneficiário:Douglas Domiciano
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia   Multimeios   Ambiente escolar   Relatos de casos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Geografia | período técnico-científico-informacional | Produção Audiovisual | Ensino de Geografia

Resumo

Este projeto apresenta uma reflexão sobre a acumulação desigual de tempos da qual deriva a escola, propondo como alternativa para propiciar uma aproximação entre os alunos e o conhecimento - a construção de produções audiovisuais dentro de sala de aula. A coexistência de agentes do período técnico e técnico-científico-informacional no ambiente escolar cria um descompasso e gera um quadro de desinteresse por parte dos alunos, pois estes estão acostumados com o "tempo do imediato" proporcionado pelos objetos informacionais, de comunicação e entretenimento (popularizadas a partir da década de 1990), enquanto a escola mantém uma estrutura verticalizada e tradicional, inspiradas nas gerações passadas. Percebendo esse distanciamento, acreditamos que a possibilidade da construção audiovisual por parte dos alunos, pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem contribuindo para uma educação mais lúdica e que desperte o interesse da atual geração de estudantes, principalmente, no que diz respeito ao ensino de Geografia.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)