Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular das espécies de Entolomataceae com basidiósporos cuboides

Processo: 12/21567-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 29 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 28 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Marina Capelari
Beneficiário:Fernanda Karstedt
Supervisor: Sarah E. Bergemann
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Middle Tennessee State University (MTSU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/10218-5 - Diversidade de Entolomataceae com basidiósporos cuboides no Brasil: revisão taxonômica e contribuição para a filogenia molecular, BP.DR
Assunto(s):Basidiomycota   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Basidiomycota | Filogenia | Taxonomia | Micologia

Resumo

As espécies de Entolomataceae são facilmente reconhecidas pela esporada rosada e pelos basidiósporos rugoso-facetados, ou longitudinalmente sulcados ou angulados, variando de quatro a 12 ângulos. Embora a forma (organização e número de faces e ângulos) dos basidiósporos seja considerada uma característica crítica para distinguir cada espécie, a maioria dos autores não utilizou esta característica na circunscrição de gêneros, subgêneros e seções, inclusive para as espécies com basidiósporos cuboides, que compreendem cerca de 100 espécies e que estão distribuídas em oito gêneros. Este trabalho tem como objetivo compreender as relações filogenéticas entre as espécies com basidiósporos cuboides e as demais espécies de Entolomataceae. Os materiais terão o DNA extraído, os genes RPB2, TEF1, ATP6 e, se necessário, LSU, mtSSU e ITS serão sequenciados. As sequências serão alinhadas por gene. Então, as análises de máxima parcimônia, verossimilhança máxima e inferência Bayesiana serão realizadas utilizando os alinhamentos individualmente e combinados. Os dados obtidos serão comparados com os dados morfológicos em busca das características macro- e microscópicas que poderão circunscrever os clados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARSTEDT, FERNANDA; CAPELARI, MARINA; BARONI, TIMOTHY J.; LARGENT, DAVID L.; BERGEMANN, SARAH E.. Phylogenetic and morphological analyses of species of the Entolomataceae (Agaricales, Basidiomycota) with cuboid basidiospores. PHYTOTAXA, v. 391, n. 1, p. 1-27, . (10/10218-5, 12/21567-6)