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Efeitos do treinamento das capacidades percepto-motoras nas técnicas de orientação e mobilidade às pessoas cegas

Processo: 12/22406-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Manoel Osmar Seabra Junior
Beneficiário:Loiane Maria Zengo Orbolato
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Transtornos da visão   Orientação espacial (percepção)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência visual | Estimulação Percepto-Sensorial | Inclusão | Locomoção Independente | Orientação e Mobilidade | Educação Especial

Resumo

A presente pesquisa tem como finalidade avaliar os efeitos do treinamento das capacidades percepto-motoras, permitindo às pessoas com cegueira a conquista da autonomia nos âmbitos social e escolar. Esta pesquisa de cunho experimental utilizará a técnica de delineamento do sujeito único. Os procedimentos adotados para fins de coleta de dados contarão com a seleção de dois sujeitos diagnosticados com cegueira, matriculados em escolas Estaduais de Presidente Prudente. Após o consentimento dos pais e/ou responsáveis, os sujeitos serão submetidos a um programa de atividades percepto-motoras, que auxiliem no aprimoramento das técnicas de Orientação e Mobilidade, as mesmas serão selecionadas por meio do Check List (LIEBERMAN, 2011). Ao realizarem tais tarefas, os mesmos serão avaliados, de acordo com suas ações, ou seja, seus comportamentos, no decorrer das atividades. Dessa maneira, ao final de cada intervenção, em cada tarefa realizada e avaliada, será possível dizer que o sujeito consegue realizar as tarefas, com independência de modo a pontuá-los. As intervenções serão realizadas individualmente, duas vezes por semana em sessões de 45 minutos. Para análise dos dados, os resultados serão apresentados em forma de gráficos, o qual estabelecerá relações entre os dois sujeitos, utilizando-se a linha de Base Múltipla. Tais parâmetros identificarão a relação de causa-efeito do treinamento. (AU)

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